O açúcar é um carboidrato simples presente em boa parte dos alimentos. Seu consumo desequilibrado, sobretudo na forma adicionada, ocasiona inúmeros prejuízos ao equilíbrio corporal, uma vez que os níveis glicêmicos acabam alterados.

Entre as consequências nocivas ao organismo humano estão o desenvolvimento de diabetes melittus, complicações cardiometabólicas e até mesmo doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer – estudos demonstram a relação do excesso de glicose para o avanço da doença.

Em geral, o brasileiro consome aproximadamente 30 kg de açúcar ao ano, um valor que praticamente dobra aquele recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de 18,2 kg ao ano.

Há dez anos, as recomendações limitavam a 10% do total de calorias ingeridas no dia. Agora, a OMS indica a metade do percentual, 5%, cerca de 25 gramas (6 colheres de chá) ou 100 calorias, com base em uma dieta de 2000 calorias. A adoção desse cuidado reduz o risco de sobrepeso, obesidade e cárie dentária.

Açúcar adicionado

A maior parte do consumo de açúcar no Brasil está dentro daquele adicionado pelo consumidor no preparo de alimentos em casa, podendo chegar a 56,3%. Os dados constam de uma pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia), em parceria com o Ministério da Saúde.

De acordo com os nutricionistas, esse cenário (nada animador) demanda estratégias equilibradas no sentido de reduzir o açúcar na dieta dos pacientes, em vez de cortar drasticamente todo e qualquer tipo de carboidrato, a exemplo do que muitas dietas de emagrecimento fazem. Nesse sentido, alternativas naturais como melaço de cana, adoçantes naturais (xilitol, eritritol e stevia) e mel são extremamente eficazes para substituir o açúcar refinado.

Listamos cinco dicas para lhe ajudar na missão de reduzir a ingestão de açúcar:

1) Alimentação

Evite alimentos processados e ultraprocessados. Entre eles estão molhos prontos, cereais matinais, linguiças e salsichas, ambos possuem alto índice de açúcar.

2) Bebidas

Deixe de lado os refrigerantes e sucos industrializados. Prefira água ou sucos naturais não açucarados.

3) Sobremesa

Substitua sorvetes, chocolates e tortas por frutas como abacaxi e mamão, que são excelentes para facilitar o processo de digestão.

4) Café

Fique atento à quantidade de cafezinhos ingeridos com açúcar durante o dia. O ideal é utilizar adoçante com zero caloria ou, se possível, beber o café puro.

5) Rótulos

Um produto com 5 gramas de açúcar por cada 100 gramas é considerado com baixo teor de açúcar. Observe sempre a tabela nutricional disponível no rótulo dos alimentos.

Em junho deste ano, a gerente médica da Vitalmed, Dra. Diana Serra, participou de um bate papo no programa TVE Revista, no qual respondeu a perguntas dos telespectadores acerca da diabetes. Relembre: http://bit.ly/dianaserradiabetes