Lançado durante o Dia Mundial da Saúde (07/04), o Programa Saúde no Trecho apresenta bons resultados. A ação, promovida pela VITALMED e VIABAHIA Concessionária de Rodovias S/A visitou neste mês de abril, quatro municípios baianos (Salvador, Simões Filho, Candeias e São Sebastião do Passé), levando cuidados básicos com a saúde, através do atendimento de médicos e profissionais de enfermagem. No mês de maio, a caravana volta ao trecho, em novas localidades.
Ao todo, mais de 260 pessoas foram atendidas. Gente de todas as idades e variados sintomas. “Sou morador de Catu, mas estou aqui em Cotegipe (Simões Filho) para cuidar da minha sogra, que considero como minha mãe. Gostei muito do atendimento que recebi. Me deram requisição para que eu faça alguns exames e preciso cuidar mais da minha saúde”, explica Messias Santos, de 68 anos.
“Fui enfermeira por 33 anos e sei da importância de uma ação como esta. Cuidar de gente é a nossa missão. Temos amor por esta profissão”, afirma Maria Eunice dos Santos, de 61 anos. “Moro aqui em Candeias desde os 09 anos de idade e sei o quanto a nossa população carece de uma atenção básica de saúde”, conclui.
Para a nova geração, o programa Saúde no Trecho foi além. Exibiu, para o encanto da garotada, os equipamentos de resgate utilizados para atendimentos nas rodovias administradas pela VIABAHIA. Os profissionais de saúde também explicaram aos presentes sobre alguns procedimentos e para que servem cada um dos equipamentos e materiais.
Saúde no Trecho:
O programa estará no trecho sob concessão da VIABAHIA durante uma semana por mês, até setembro deste ano, atendendo cada cidade em um dia específico, no total de 26 municípios. Carros de som circularão nos municípios convidando a população a participar. A meta é atender mais de 1.500 pessoas. Todos receberão panfletos com dicas básicas de saúde, higiene, alimentação saudável e bem-estar.
Os interessados receberão até 80 (oitenta) senhas por dia de atendimento, que serão distribuídas por ordem de chegada. O atendimento será realizado das 08h às 17h, com pausa de uma hora para refeição. Após a avaliação de um profissional de enfermagem, os beneficiados serão encaminhados para o atendimento médico. Caso algum paciente apresente alguma intercorrência mais grave, o programa terá o suporte de uma Unidade Avançada destacada exclusivamente para a ação.