Disposição, bem-estar, autonomia e a oportunidade de fazer novas amizades. Estes são apenas alguns dos benefícios acerca da realização de atividades físicas para os idosos: a chamada melhor idade. Além disso, uma alimentação balanceada somada aos exercícios contribui para a diminuição do risco de doenças do coração, osteoporose, diabetes, depressão e alguns tipos de câncer. 

Não há um único exercício físico voltado aos idosos. O importante, de acordo com o Ministério da Saúde, é encontrar atividades que desenvolvam flexibilidade, equilíbrio e força muscular, e que sejam de fácil realização, para não causar lesões. Recomenda-se sempre buscar a orientação de um profissional de saúde antes de iniciar um programa de atividades físicas na terceira idade.

Entre as sugestões de atividades físicas e práticas corporais para os idosos estão:

– Exercícios posturais;
– Jogos e modalidades esportivas;
– Alongamentos e relaxamentos;
– Exercícios respiratórios;
– Exercícios contra a resistência, como musculação e ginástica;
– Caminhada e corrida;
– Natação e hidroginástica;
– Práticas corporais orientais, como Tai-Chi-Chuan, Yoga e Lian Gong;
– Capoterapia e danças, como a que é chamada “sênior”.

Conheça os 10 benefícios proporcionados pela atividade física aos idosos:

1. Controle do peso e funcionamento corporal, evitando as perdas funcionais e preservando a independência;
2. Redução do risco de morte por doenças cardiovasculares;
3. Melhora do controle da pressão arterial, do perfil lipídico e utilização da glicose;
4. Melhora da postura e do equilíbrio;
5. Preservação dos ossos e articulações;
6. Melhora dos quadros de dor em geral;
7. Melhora da resposta imunológica;
8. Ampliação do contato social;
9. Diminuição da ansiedade, do estresse, melhora do estado de humor, da autoestima;
10. Melhora da qualidade do sono.

Você sabia?
Uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, divulgada em janeiro de 2018, revela que ter uma vida saudável, especialmente para os idosos, depende tanto da prática regular de exercícios físicos, como também do repouso.

Alimentação
Quando o assunto são os idosos, também é muito importante aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes: esses alimentos possuem minerais, vitaminas e nutrientes essenciais ao nosso organismo, ajudando na melhora do sistema imunológico e, consequentemente, na prevenção de doenças.

A redução do consumo de sal é recomendada, pois o sódio em excesso pode trazer muitos problemas ao organismo, como pressão alta, além de colaborar com o excesso de peso.

Evitar alimentos em conserva e embutidos é providencial, uma vez que possuem sódio e muitos conservantes que fazem mal à saúde. Na falta de tempo, opte por pré-cozinhar os alimentos e congelá-los.

Fique longe dos exageros: tudo em excesso faz mal, seja gordura, refrigerante, bebida alcoólica e açúcar. O consumo exacerbado pode provocar obesidade, colesterol alto, diabetes e problemas de pressão.