Verão é época de diversão e o que não faltam são opções de lazer ao ar livre. No entanto, é necessário cuidar da saúde e se prevenir de problemas relacionados à exposição solar. O médico clínico e chefe de plantão da Vitalmed, Guilherme Alegretti, fez uma relação de dicas para prevenir essas doenças:

 

Verão é época de se divertir, passear, tomar banho de praia e piscina, dentre outras inúmeras opções de lazer. No entanto, é preciso também cuidar da saúde e se prevenir de problemas relacionados à exposição solar. O médico clínico e chefe de plantão da Vitalmed, Guilherme Alegretti, dá dicas de como se precaver dessas doenças. “Para evitar as queimaduras, a orientação é sempre usar protetor solar cerca de 20 minutos antes da exposição. É preciso reaplicar o produto sempre após o banho de mar ou piscina e procurar horários de menor incidência solar para esse tipo de atividade. A dica é o início da manhã até às 10h e depois das 16h”, orienta.

Alegretti ensina também como se proteger da desidratação, problema bastante comum durante todo o verão. “Para evitar os sintomas relativos à desidratação, é recomendado aumentar a ingestão de líquidos. A dica é ingerir pelo menos 2 litros de água diariamente. Pessoas idosas devem redobrar os cuidados, pois tem uma reserva de água menor. Qualquer déficit de líquidos no corpo já pode trazer a desidratação”, afirma.

As queimaduras solares se manifestam como áreas da pele avermelhadas e doloridas, podendo até causar bolhas e a pele descascar. Já os sintomas de desidratação, se apresentam como boca seca ou amarga, debilidade, fraqueza, urina amarelada e escurecida, dores abdominais e dor de cabeça.

Mesmo com todos os cuidados que devem ser tomados, há boas opções de lazer para aproveitar bem o verão. Os médicos recomendam espaços abertos e arejados como: caminhadas na praia, idas ao parque e esportes coletivos, sempre respeitando os limites do corpo e dos horários de exposição. Seguindo estas orientações é só curtir o verão.